Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Saber mais Continuar
Ciclo de Encontros de Voluntários

Ciclo de Encontros de Voluntários

A delegação de Lisboa da Associação Coração Amarelo definiu como um dos seus principais objetivos promover um voluntariado qualificado e tecnicamente enquadrado, visando constituir-se como uma resposta social válida e complementar às existentes.

Nessa perspetiva, entende como fundamental dar resposta às questões apresentadas pelos voluntários, nomeadamente, nos desafios que encontram no âmbito da sua atuação junto de população mais idosa, nas situações de solidão e/ou isolamento social.

É desta forma que nasce o projeto de qualificação de voluntários, designado, Ciclo de Encontros de Voluntários, o qual consiste na realização de sessões temáticas, que visem a abordagem de um tema considerado relevante para a população em causa e permite aos participantes colocar questões, esclarecer dúvidas assim como partilhar experiências.

Até finais de setembro realizaram-se já cinco encontros dos quais destacamos, meramente a título de exemplo, o Testamento Vital e as Diretivas Antecipadas da Vontade ou a Sexualidade na Idade Sénior, num total de quase novecentas horas de formação.

Para cada uma das sessões, contou-se com a colaboração de profissionais especialistas em cada uma das matérias.

Tem sido uma experiência de aprendizagem muito valorizada pelos participantes, pelo que será um projeto a replicar no próximo ano.

Sandra Mourinha
Presidente da Delegação de Lisboa